Manter uma rotina de exercícios físicos regulares oferece diversos benefícios à saúde, promovendo o fortalecimento dos músculos e da saúde óssea.
Porém, quando realizada sem a devida orientação e de maneira excessiva, diversas regiões do corpo ficam suscetíveis a apresentar problemas.
Por isso, durante o treino, o recomendado é que o esforço seja distribuído por todo o corpo de forma equilibrada para evitar o desgaste ou a ocorrência de lesões.
Ter um profissional adequado ao lado evita que os membros inferiores, principalmente o joelho, fiquem sobrecarregados. Sendo muito importante saber identificar a sobrecarga também.
No caso dos joelhos, existem alguns sintomas aos quais estão fortemente associados ao quadro, especialmente quando se manifestam ou pioram após o treino, sendo o mais comum deles:
- Inchaço local;
- Estalidos;
- Sensação de Falseio;
- Dor/Desconforto após os exercícios;
- Sensação de ”areia” no joelho.
Caso o problema não receba a devida atenção, os tecidos locais ficam suscetíveis a um processo inflamatório, contribuindo para uma série de comorbidades.
Lembre-se de realizar o devido cuidado com a sua saúde! Ainda que a evolução faça parte do processo, ter um anseio excessivo por ela jamais oferecerá os resultados que você deseja alcançar.
Consegui te ajudar com este conteúdo? Compartilhe com alguém que também precisa saber disso!
Se você deseja agendar uma consulta com um médico Ortopedista em Montes Claro, clique aqui.
Dr. Alan François Cardoso
Ortopedista e Traumatologista
CRM/MG 45722 • TEOT 15658