O que é alongamento de membros?
O alongamento de membros é um tratamento cirúrgico que pode reduzir ou corrigir discrepâncias no comprimento dos membros . O tratamento aumenta o comprimento de um osso no braço ou na perna de um paciente, ao mesmo tempo em que alonga os músculos, tendões e ligamentos circundantes.
O alongamento de membros é um processo demorado e fisicamente exigente para pacientes e familiares. É importante entender completamente o procedimento, possíveis complicações e outras opções de tratamento para que você possa decidir qual tratamento é a escolha certa para seu filho e para você.
Como funciona o alongamento de membros?
O alongamento de membros aproveita a capacidade natural do corpo de criar novos ossos. O processo ocorre em três etapas: cirurgia, distração e consolidação.
Estágio um: cirurgia
Na primeira etapa, um cirurgião corta o osso a ser alongado. Isso é feito de uma maneira muito específica para preservar o fluxo sanguíneo e outros processos biológicos que ajudam na cicatrização dos ossos. Uma vez que o osso foi cortado, o cirurgião anexa um dispositivo de alongamento ao membro. Este dispositivo será usado para criar uma lacuna no osso durante a próxima etapa.
Os pacientes geralmente ficam no hospital por pelo menos uma noite após este procedimento. O segundo estágio geralmente começa depois que o membro teve uma semana a 10 dias de descanso.
Estágio dois: Distração (alongamento)
Durante o segundo estágio, as duas extremidades do osso são gradualmente separadas, estimulando o crescimento de osso novo e preenchendo a lacuna criada durante o alongamento. Esta fase normalmente leva até dois meses.
O cirurgião ou outro membro da equipe clínica ensinará à família como alongar um pouco o dispositivo várias vezes ao dia. Depois disso, um familiar ou o próprio paciente vai alongar o aparelho em casa.
Durante todo esse estágio, a equipe cirúrgica monitorará cuidadosamente o osso e os músculos, tecidos e nervos circundantes. Se eles virem qualquer sinal de possíveis complicações, podem decidir pausar o processo ou alterar a lentidão ou rapidez com que o osso está sendo alongado.
Estágio três: Consolidação (cura)
Depois que o membro atinge o comprimento planejado, o processo de cura natural do corpo continua a preencher a lacuna com osso novo. Enquanto isso, os nervos, músculos, tendões e ligamentos ao redor do osso se ajustam ao novo comprimento.
Fisioterapia ou terapia ocupacional durante o segundo e terceiro estágios são importantes para manter a mobilidade das articulações e músculos ao redor do osso em alongamento.
Se você deseja agendar uma consulta com um médico Ortopedista em Montes Claro, clique aqui.
Dr. Alan François Cardoso
Ortopedista e Traumatologista
CRM/MG 45722 • TEOT 15658