Quando a diferença de altura entre os membros do corpo humano pode ser congênita, cabe à ortopedia de reconstrução e alongamento ósseo auxiliar o paciente no processo de normalidade. Caso a diferença seja mais por conta da aparência do que por conta da mobilidade, pode ser feito um alongamento ósseo estético.
Para tratar essa condição, é feito um alongamento ósseo com haste intramedular expansível. Trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva, na qual essa haste é expandida cerca de 1 mm por dia, permitindo que o paciente consiga desenvolver até 8 cm de osso novo.
A reconstrução óssea também é feita por meio cirúrgico, geralmente sendo executada por um especialista em reconstrução óssea. O objetivo é sempre se esforçar para evitar uma amputação, recorrendo, por exemplo, aos fixadores externos, as chamadas “gaiolas”, para obter um auxílio na cura.
Outro procedimento comum à reconstrução óssea é o transporte ósseo, onde é retirado um osso saudável de alguma parte do corpo, como a bacia, por exemplo, para substituir o osso que foi esmagado e acabou por necrosar.
Por serem tratamentos complementares e subespecialidades da ortopedia, por vezes um especialista em reconstrução óssea costuma ser também um especialista em alongamento ósseo.
Se você deseja agendar uma consulta com um médico Ortopedista em Montes Claro, clique aqui.
Dr. Alan François Cardoso
Ortopedista e Traumatologista
CRM/MG 45722 • TEOT 15658