Check-up ortopédico: entenda a importância de realizá-lo

Cuidar da saúde é fundamental para uma vida longa e feliz.

O que as pessoas não sabem, é que é possível prevenir diversos tipos de comorbidades, inclusive na área ortopédica, realizando um check-up preventivo, afinal ele trará análises gerais, auxiliando no diagnóstico precoce de doenças que possam vir a surgir.

O check-up ortopédico pode variar de acordo com o paciente e seu histórico de saúde, tendo como foco os exames clínicos, laboratoriais e de imagem. O ortopedista vai realizar a anamnese do paciente, ou seja, fazer perguntas a respeito de sua saúde para levantar seu histórico.

Como algumas doenças têm componentes genéticos, o especialista também faz um levantamento do histórico familiar do paciente.

Através desta conduta de check-up, é possível diagnosticar uma série de problemas. O exame clínico, por exemplo, permite a detecção de desvios posturais, como a lordose, escoliose e osteofitose. Quando há suspeita de algo mais sério, o médico solicita mais exames para comprovar ou excluir possibilidades.

E quem deve fazer esse check-up? Na verdade, recomenda-se que todos façam uma avaliação ortopédica anualmente. Porém, existem alguns grupos de risco que merecem atenção especial! Sendo eles:

  • Idosos;
  • Mulheres na menopausa;
  • Praticantes de esportes de alta performance ou alto impacto;
  • Pessoas que já sofreram algum trauma ou lesão no joelho;
  • Pessoas que já passaram por algum tipo de cirurgia ortopédica;
  • Pacientes obesos.

Consegui te ajudar com este conteúdo? Compartilhe com alguém que também precisa saber disso!

Se você deseja agendar uma consulta com um médico Ortopedista em Montes Claro, clique aqui.

Dr. Alan François Cardoso
Ortopedista e Traumatologista
CRM/MG 45722 • TEOT 15658

plugins premium WordPress